Whatsapp - Cuidado ao entrar em novos grupos

Dos muitos, aliás, dos milhares de aplicativos para celular, sem dúvida o Whatsapp é um dos mais utilizados. Sinceramente não acho ele o melhor trocador de mensagens, mas enfim...caiu no gosto do povo, para o terror das operadoras de telefonia.

Mas este post é para alertar sobre uma coisa muito corriqueira. Uma das facilidades do Whatsapp é a possibilidade de se criar grupos, onde todos compartilham mensagens e conteúdos com áudio e vídeo. Os grupos no ajudam a se comunicar melhor com muitas pessoas ao mesmo tempo e podem ter diversos fins, desde o "Grupo do Futebol" ou "Grupo das Meninas"...a criatividade é que manda.

Agora alertar o que Sr. Jeff?
Com a combinação de Facebook e Whatsapp, muitas pessoas de má fé, colocam anúncios na Rede Social para atrair pessoas desconhecidas para participar de um determinado grupo. Esses costumam ser "Grupos de baladas", "Grupos de Encontros", "Solteiros" e por aí vai. O problema acontece que quando entramos em um grupo, automaticamente fornecemos o nosso número de telefone.

Números de telefone são informações importantes e podem ser usados por outras pessoas para produzirem spam, mandarem propagandas desautorizadas, e até mesmo serem vendidos (listas com milhares de números) a terceiros que trabalhem com publicidade via celular. Fora o fato de que como todos grupo tem acesso à todos os números, isso facilita brincadeiras como trote e compartilhamentos indesejados.

Fique de olho e só entre em grupos dos quais você confia ou já conhece alguém, do contrário, avalie se vale a pena correr o risco.

Jeff Lima

0 comentários:

Postar um comentário